CONTAS A PAGAR / RECEBER
Para melhor visualização, foi inserida a coluna “DOC”, onde pode ser visualizada a data do documento (emissão) além de poder excluir as linhas que não deseja visualizar na tela, selecionando as linhas e pressionando “DELETE”.
Com isso é possível somar apenas as contas desejadas e até mesmo imprimir uma listagem geral apenas dos itens que aparecem na tela. Para visualizar acesse o menu “Financeiro” e clique em “Contas a Pagar” ou “Contas a Receber”.
Há disponibilidade de alterar as contas a receber (vendas a prazo) mesmo quando criadas pelo Tele Vendas (Lançamento de Pedidos).
Poderá realizar alterações do cliente, vendedor e até mesmo a descrição da conta.
Para isso acesse o menu “Financeiro”, clique em “Contas a Pagar” ou “Contas a Receber”, selecione a conta (linha) e pressione “Alterar”, altere as informações necessárias e clique em “Salvar”.
É possível imprimir carta de cobrança das contas a receber (vendas a prazo) que estão em aberto no sistema.
Basta acessar o menu “Financeiro” > “Contas a Receber”, selecionar uma determinada conta em aberto e clicar em “Imprimir” > “Carta de Cobrança”.
Relacionamos os Pedidos dos clientes com as Contas a Receber.
Agora no menu Financeiro > Contas a Receber, podem ser impressos as contas a receber com os devidos pedidos realizados pelo cliente, ou seja, saber quais os itens lançados no "Lançamento de Pedidos" de qualquer venda a prazo.
Para isso, acesse o menu “Financeiro”, clique em “Contas a receber”, em seguida pressione “Imprimir”, selecione a opção “Detalhado (Pedidos da conta)” e terá um relatório detalhado com todos os itens do pedido.
CENTRO DE CUSTOS
Para cadastrar os centros de custos, você pode contar com uma nova maneira de organizar seus débitos ou créditos.
Essa é uma função muito útil e utilizada por empresas que desejam ter um maior controle financeiro.
Por exemplo: Digamos que sua empresa tenha cadastrado no sistema os centros de custos chamados “salário fixo”, “comissão”, “passagem” e “almoço”. No final do mês você terá relatórios de despesas de cada centro de custos, correto?!
Com a versão nova, agora você pode visualizar também o total destes centros de custos (grupo), para isso basta criar um centro de custo de 1º Nível chamado “SALÁRIO” e colocar todos os centros referentes a este neste nível. De forma resumida você saberá o que gerou de despesas individualmente ou em geral.
O mesmo poderá ser feito com manutenção de frota (trocas de óleo, combustível, pneus e etc) ou também para os impostos (Darf, FGTS, INSS e etc).
Separando seus centros de custos você organiza facilmente e tem a oportunidade de observá-los em cascata.
ORDEM DE CARREGAMENTO
É possível a impressão de ordem de carregamento com Km inicial e final, além da hora inicial e final.
Para visualizar acesse o menu “Movimentos”, clique em “Ordem de Carregamento”, selecione uma determinada ordem (linha) e pressione “Imprimir”.
Para isso acesse o menu Movimentos > Ordem de Carregamento. Clique em incluir e insira os dados para o roteiro (obs: não informe a data).
Como voce não informou a data, ficará disponível todos os dias para você imprimir na ordem cadastrada. Você poderá imprimir o roteiro, clicando em Imprimir > Rota de Entrega.
RELATÓRIOS
É possível pesquisar previsão de vendas em um determinado período de tempo. Para isso acesse o menu Relatórios > Previsão de Vendas.
Selecione a opção "Todos os dias" (para calcular a previsão sobre todas as vendas) e seleciona a opção "C/ Previsão". Informe a data de início e fim da pesquisa e clique em Consultar.
Importante lembrar:
- É necessário que o cliente tenha pelo menos 2 vendas registradas no sistema.
É possível visualizar a Previsão das Vendas por grupo de clientes, nesse caso, será mostrado apenas os clientes do grupo de clientes selecionado.
Para isso acesse o menu Relatórios > Previsão de Vendas, escolha o Grupo de Clientes desejado, escolha as opções de consulta e clique em Consultar.
Nesta versão, o sistema está com o recurso de avisar automaticamente quando há previsão de vendas para o dia com um lembrete na tela principal do programa ao ser iniciado.
Dessa forma você pode ligar para o cliente oferecendo o gás ou água antes mesmo dele perceber a falta do produto, mantendo dessa maneira a sua carteira de clientes satisfeitos e bem atendidos.
Criamos o relatório de vendas por mês, no qual mostra o total de vendas de cada produto de cada mês de um determinado período. Para isso acesse o menu Relatórios> Vendas
No campo de "agrupamento" selecione MÊS, escolha o período de tempo desejado e clique em "Consultar".
Dessa forma, você pode acompanhar a evolução da empresa em um período maior de tempo, como por exemplo, um semestre ou um ano inteiro de vendas.
O mapa de controle e movimento mensal (MCMM) foi atualizado e agora pode ser útil para qualquer empresa.
É possível imprimir o mapa de qualquer produto cadastrado no sistema, sendo muito útil para as empresas que possuem o novo botijão de 8kg (P.08) ou botijão de 5kg (P.05) e empresas no qual trabalham com outros produtos.
O MCMM é um relatório exigido pela ANP, mas que pode ser útil até mesmo para empresas de água mineral.
No relatório é mostrado o saldo inicial do estoque, todas as compras de mercadoria realizadas na empresa, as vendas, outras saídas do estoque e saldo final do estoque de cada produto.
Para acessar clique em Relatórios> Estoque Diário.
Agora em relatório de comissões de vendas é possível dividir a comissão dos vendedores por ROTA DE ENTREGA.
Para isso acesse o menu Relatórios> Comissões, selecione o periodo de consulta, o percentual, a rota de entrega e clique em Consulta.
LANÇAMENTO DE PEDIDOS
Além de ter um campo para observação do cliente, incluimos também um campo para a observação do pedido, no qual você está realizando.
Para isso acesse o menu "Movimentos", clique em "Lançamento de Pedidos" (na parte inferior da tela).
A observação do pedido será mostrada apenas naquele pedido e não ficará salvo no cadastro do cliente, diferente da "OBS do Cliente".
Exemplo: Entregar após as 16h / Cobrar cliente / Preço Especial.
Importante lembrar:
- No comprovante de entrega (recibo) e na lista de pedidos também é mostrada esta observação.
Melhoramos a velocidade de carregamento dos pedidos.
Com essa nova atualização ficou muito mais rápido para carregar a tela com os pedidos.
Essa diferença percebe-se facilmente quando você tem muitos pedidos no mesmo dia e/ou se utiliza o sistema em rede com outros computadores.
Para visualizar acesse o menu Movimentos> Lançamento de Pedidos> Pedidos - F9.
Incluímos busca por código do pedido, para localizar os pedidos facilmente apenas digitando o código.
Para visualizar este recurso além do novo "layout" da tela, com novo design acesse: Movimentos> Lançamento de Pedidos> Pedidos - F9.
DEMAIS CONFIGURAÇÕES DIVERSAS
Criamos um tipo de impressão diferente. Impressão em formulário contínuo.
Você que possui um formulário de recibo já impresso na gráfica, pode agora imprimir o recibo diretamente no seu formulário, com os dados que desejar do recibo.
Para isso acesse o menu Utilitários> Configurações> na guia Recibo.
Selecione o tipo de impressão: FORMULÁRIO - MATRICIAL.
Escolha a impressora e logo abaixo preencha os campos de acordo com sua necessidade.
Disponível agora a seleção de opções através do menu “Utilitários”, “Configurações”, na guia “Recibo”, onde pode marcar “SIM” automaticamente quando for imprimir o comprovante de entrega, pode exibir extrato do cliente (vendas a prazo em aberto) no final do comprovante, colocar todas as letras em negrito e ainda mostrar "troco para" no recibo.
Vale lembrar que no recibo de entrega agora é mostrado o último telefone cadastrado para o cliente, ou seja, sempre o telefone atualizado.
É possível cadastrar e vender produtos pelo código de barras. Para isso acesse o menu “Cadastros”, clique em “Produtos/Serviços”.
Pressione “Incluir”, informe o código do produto ou passe o leitor de código de barras, acrescente demais informações e finalize o cadastro pressionando “Salvar”.
No momento da venda no menu “Movimentos”, em “Lançamento de pedidos”, informe o código ou basta passar o leitor de código de barras para realizar a venda.
**Todos os leitores via USB ou PS2 (teclado) são compatíveis com o sistema.
À pedido de alguns clientes, o código do produto agora é alfanumérico. No código do produto é possível informar números e letras com até 20 caracteres, facilitando lembrar dos códigos caso hajam muitos produtos cadastrados.
Basta acessar o menu “Cadastros”, clicar em “Produtos/Serviços”, pressionar “Incluir”, preencher as informações necessárias e clicar em “Salvar”.
Nesse relatório é mostrado os dados de cada cliente, com os preços dos produtos praticados, saldo devedor e os seguintes campos para preenchimento do vendedor/entregador:
- Quantidade: quantidade comprada pelo cliente
- Total Geral: valor total pago pelo cliente
- A prazo: valor total a prazo pago pelo cliente
- Empréstimo: quantidade de produtos emprestados
- Devolução: quantidade de produtos devolvidos
Com estes dados e os campos preenchidos pelo vendedor/entregador, torna-se muito mais fácil no momento da venda, no acerto de contas e no controle de cada cliente.
Para imprimir a listagem acesse o menu: "Cadastros", clique em "Clientes", pressione "Imprimir" > "Listagem de Clientes P/ Rota".
Agora ficou mais fácil configurar e ativar o identificador de chamadas via serial. Ao entrar em configurações da bina pelo menu: Utilitários> Configurações> na guia Bina, o sistema reconhece todas as portas COM disponíveis em seu computador.
É possível também reconhecer em qual porta está conectado e testar se o bina realmente está respondendo.
Criamos uma página de suporte dentro do sistema, para acesso a diversas ferramentas úteis que ajudará você conhecer cada vez mais o sistema. É possível baixar o manual de usuário, acessar o chat online, acessar as dúvidas mais frequentes, dicas, entre outros recursos.
Para isso acesse o menu Utilitários> Suporte Online.